terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Lista do Levatti - Vocalistas


Esse mundo do Rock é recheado de grandes vocalistas. Eu tenho aqueles que sempre foram os meus favoritos e os escuto com frequência. Confira a minha lista com os 10 mais:





1. Freddie Mercury
2. Paul Rodgers
3. John Fogerty
4. Glenn Hughes
5. Little Richard
6. David Coverdale
7. Paul McCartney
8. Elvis Presley
9. David Byron
10. Robert Plant

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Loki - Um Filme Maravilhoso


Produzido e dirigido por Paulo Henrique Fontenelle, o documentário "Loki", lançado em 2008 pelo Canal Brasil, conta a tragetória e os dramas de Arnaldo Baptista, um dos maiores gênios da história da música brasileira. A sua história é contada através de um quadro traçado pelo próprio artista. A pintura é intercalada com imagens históricas que remetem aos principais momentos de sua trajetória artística, que fizeram dele um dos grandes nomes do rock brasileiro. O documentário conta com depoimentos de Tom Zé, Nelson Motta, Gilberto Gil, Sean Lennon, Sérgio Dias, Liminha, Lobão, Devendra Banhart, entre outros. Infelizmente a Rita Lee não quis falar, mas ela está presente tanto em imagens de arquivo, quanto nos depoimentos dos entrevistados, inclusive do próprio Arnaldo. Não deixe de assistir, é maravilhoso!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Jerry Lee Lewis - O Matador


Jerry Lee Lewis nasceu no dia 29 do Setembro de 1935, é o maior pianista da história do Rock e um dos pioneiros do gênero. Esteve no Hall of Fame do Rock And Roll em 1986 e em 2005. Em 2004, a revista Rolling Stone colocou-o em vigésimo quarto lugar no seu ranking dos 100 melhores artistas de todos os tempos. Suas principais influências são o Gospel das igrejas sulistas, o Rhythm And Blues, o Boogie-Woogie e o Country. Dono de um carisma incrível, gravou grandes canções que tornaram-se verdadeiros hinos do Rock, entre elas: Great Balls Of Fire, Whole Lotta Shakin Goin On, Crazy Arms, High School Confidential, Breathless e You Win Again. Em 1989, um longa metragem baseado no começo da carreira de Lewis, intitulado Great Balls of Fire! (no Brasil: A Fera do Rock), trouxe Jerry de volta aos holofotes. O filme foi baseado em um livro escrito por sua ex-esposa Myra, e no papel principal estava Dennis Quaid, com participações de Winona Ryder e Alec Baldwin. Jerry Lee Lewis nunca deixou de fazer turnês, e os fãs que o viram se apresentar dizem que ele ainda consegue fazer um show único, sempre imprevisível, empolgante e pessoal. Ele esteve no Brasil duas vezes, em 1993 e em 2009. Vida longa ao matador do Rock And Roll!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Música no Fórum Social Temático de Porto Alegre


A música do Fórum Social Temático, que começa hoje na Região Metropolitana de Porto Alegre, é multicultural. De hoje até sábado, palcos espalhados pela Capital, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo receberão artistas da América Latina e Caribe. Mas, nos espaços principais, quem deverá brilhar mesmo são grandes nomes do rock, do reggae, da música popular e do rap feitos no Brasil. Uma das atrações mais aguardadas é o ex-ministro da Cultura e cyberativista Gilberto Gil, que se apresenta nesta quinta-feira em Canoas. Sem lançar disco inédito desde 2010, quando soltou Fé na Festa, o cantor e compositor vem de shows em que revisa sua carreira, desfilando hits da Tropicália até a recente incursão pelo universo das festas juninas. Acompanhado normalmente por apenas um companheiro de púlpito – o percussionista Gustavo di Dalva –, o resultado são apresentações disputadíssimas. Em seu primeiro show do ano, em Brasília, no último dia 10, 2,5 mil ingressos foram distribuídos apenas em meia hora. Mas o Fórum vai além. Hoje, uma das mais populares bandas de reggae do Brasil, a Tribo de Jah, ajuda a abrir os trabalhos musicais em Porto Alegre no Anfiteatro Pôr do Sol. Antes, cantam trovadores locais e internacionais no projeto MúsicAmérica – que depois partem para os palcos paralelos das outras cidades que servem como base para o Fórum. Amanhã também é dia de música em Canoas. Um dia antes de receber Gilberto Gil, o Parque Esportivo Eduardo Gomes abre espaço para o hardcore das bandas do coletivo BIL e o reggae do Produto Nacional, que esquentam o palco para o repertório de sucessos de Nando Reis – que entrou no lugar de Fito Páez após a desistência do argentino por motivos pessoais. São Leopoldo recebe, no dia 27, o pessoal do Mundo Livre S.A. Antes dos pernambucanos, os gaúchos do DeFalla (em seu retorno com a formação original e em turnê, tocando o primeiro disco na íntegra) e a dobradinha B. Negão e Autoramas preenchem o palco do Centro de Eventos da Prefeitura na Avenida São Borja. Na sexta, voltando para a orla do Guaíba, em Porto Alegre, os gaúchos da Rinoceronte e Bandinha DiDaDó, junto dos cuiabanos da Macaco Bong, preparam o público para Mano Brown e os Racionais MCs tomarem de assalto o Anfiteatro Pôr do Sol. Sem lançar nada desde 2002, quando soltou o álbum duplo "Nada Como Um Dia Após o Outro Dia" e fazendo poucas aparições públicas, o principal grupo de rap do país será o responsável por fechar a programação musical do Fórum.

Fonte: Zero Hora

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Rita Lee - Comunicando Aposentadoria


Durante sua apresentação no Circo Voador, tradicional espaço de shows do Rio de Janeiro, a rainha do Rock nacional, Rita Lee, anunciou que irá se aposentar dos palcos. A cantora de 64 anos de idade agradeceu no Twitter as mensagens de apoio dos fãs e disse ter ficado muito emocionada. "Aposento-me de shows, da música nunca. Quem me viu ontem pode bem atestar minha fragilidade física. Saio de cena absolutamente paixonadacocês." Ela disse também possuir material inédito para mais 5 álbuns. Vivemos numa época em que os artistas estão cada vez mais padronizados e sem atitude. Rita Lee fará muita falta!!!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Super Letra - Canção da América de Milton Nascimento


Certa vez, Elis Regina disse: "se Deus tivesse uma voz, ela certamente seria a de Milton Nascimento". Além de ser um maravilhoso cantor, Milton também é um genial compositor, um grande exemplo disso é a música "Canção da América", composta em parceria com Fernando Brant.

Canção da América

Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Meus Bateristas Preferidos


Quando comecei a escutar rock and roll aos 8 anos de idade, eu achava que ia ser um baterista. Mas com o passar do tempo percebi que não tinha quase nenhuma intimidade com o instrumento. Por causa dessa vontade inicial, aprendi a amar e admirar muitos bateristas desde pequeno e aí vai a lista com os meus 10 preferidos.

1. John Bonham (Led Zeppelin)
2. Keith Moon (The Who)
3. Ian Paice (Deep Purple)
4. Bill Ward (Black Sabbath)
5. Neil Peart (Rush)
6. Carmine Appice (Vanilla Fudge)
7. Roger Taylor (Queen)
8. Doug Clifford (Creedence Clearwater Revival)
9. Paulo Zinner (Golpe de Estado e Rita Lee)
10. Netinho (Os Incríveis e Casa das Máquinas)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Recomendação Clássica - Hell Freezes Over do Eagles


Centenas de discos acústicos já foram lançados no mercado, no entanto, "Hell Freezes Over" do Eagles é, na minha opinião, o melhor de todos. Ele é o segundo álbum gravado ao vivo pela banda Eagles, lançado em 8 de Novembro de 1994. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. O disco contém quatro novas faixas gravadas em estúdio e onze gravadas ao vivo. A produção é assinda por Stan Lynch, Elliot Scheiner, Carol Donovan e Rob Jacobs. É uma obra prima do rock. A banda está inspiradíssima e o repertório é maravilhoso! O álbum ficou em primeiro lugar na parada da Billboard em 1994.

Faixas:

1."Get Over It" (Don Henley, Glenn Frey) - 3:31
2."Love Will Keep Us Alive" (Pete Vale, Jim Capaldi, Paul Carrack) - 4:03
3."The Girl from Yesterday" (Frey, Jack Tempchin) - 3:23
4."Learn to Be Still" (Henley, Stan Lynch) - 4:28
5."Tequila Sunrise" (Henley, Frey) - 3:28
6."Hotel California" (Don Felder, Henley, Frey) - 7:12
7."Wasted Time" (Henley, Frey) - 5:19
8."Pretty Maids All in a Row" (Joe Walsh, Joe Vitale) - 4:26
9."I Can't Tell You Why" (Henley, Frey, Schmit) - 5:11
10."New York Minute" (Henley, Danny "Kootch" Kortchmar, Jai Winding) - 6:37
11."The Last Resort" (Henley, Frey) - 7:24
12."Take It Easy" (Jackson Browne, Frey) - 4:36
13."In the City" (Walsh, Barry De Vorzon) - 4:07
14."Life in the Fast Lane" (Henley, Frey, Walsh) - 6:01
15."Desperado" (Henley, Frey) - 4:17

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A Submissão do Rei


Um homem que tem 50 anos de carreira e uma legião de fãs merece o meu respeito e o respeito de todos. Mas tem uma coisa que eu não entendo na carreira do Roberto Carlos. Por que essa exclusividade com a Globo? A coisa mais valiosa para um artista é a sua liberdade, tanto para criar, quanto para se apresentar onde e quando quiser. Sabemos que isso não acontece com o Rei. Posso dar um exemplo clássico aqui. Lembram-se quando a MTV não pôde exibir o "Acústico MTV - Roberto Carlos" porque a Rede Globo não deixou? Isso é ridículo! Adoro muitos de seus trabalhos, especialmente as parcerias com Erasmo Carlos (o tremendão) nos anos 60 e 70. Mas desculpem-me pela sinceridade, eu não tiro o chapéu para o Roberto Carlos justamente por essa submissão. Liberte-se já!!!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Recado Para Os Independentes


Eu atuo no mercado de bandas independentes faz 20 anos e aprendi uma grande lição nesses anos de luta. Se você quer que sua banda ou seu projeto musical tenha chances de obter algum resultado, antes de mais nada, você precisa planejá-lo e depois terá que suar muito a camisa. A música é um trabalho como outro qualquer, requer disciplina, foco e perseverança. A maioria dos artistas independentes não atinge seu objetivo final simplesmente porque pensam que tudo é brincadeira e que apenas tocar já é o suficiente. Não é!!! Certifique-se de que as pessoas que fazem parte de seu grupo de trabalho têm os mesmos objetivos e sonhos que você e vá em frente. Boa sorte!!!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Tony Iommi - Seguindo em Frente


O lendário guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi, está muito feliz, pois mesmo em plena luta contra um câncer linfatico, continua trabalhando no novo álbum da banda que retornará ao mercado fonográfico com sua formação original, algo inédito desde 1978, quando gravaram "Never Say Die". "Tem sido ótimo que os caras estão vindo até mim para podermos continuar a trabalhar no disco", disse o guitarrista em mensagem enviada aos fãs nessa semana. "Não é o que eu queria de presente de Natal, sem dúvida", continua. "Mas eu estou ansioso pelos resultados dos exames para dar sequência ao tratamento." Força, Iron Man!!!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Raul Seixas - Homenagens em 2012


2012 - TRIBUTOS À RAUL SEIXAS
Raul Seixas continua sendo “o prato do dia”.
by Sylvio Passos

20/01 - SESC Santo André (Palestra Sylvio Passos + Show COMPACTO Putos Brothers Band - Convidado especial Dylan Seixas)
INFO: http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=210348

24/01 - Evento BATUCA RAUL! - Quadra Unidos de São Lucas com Edy Star, Os Panteras e outros artistas e bandas convidadas.

25/01 - O Dia em que o Adega Pirou (Putos Brothers Band numa noite em homenagem à Raul Rock Seixas outra vez no Adega Original. Convidado Especial: Dylan Seixas)
INFO: http://adegaoriginal.com.br

28/01 - Tributo à Raul Seixas no Central Rock Bar - Santo André/SP - Convidado Especial: Dylan Seixas
INFO: http://www.centralrockbar.com/

23/03 - Lançamento nacional do documentário "Raul - O Início, O Fim e o Meio" de Walter Carvalho e Denis Feijão. A distribuição será da Paramount Pictures.

Eddie Van Halen - Bom Exemplo!


Eddie Van Halen doou 75 guitarras de sua coleção pessoal para programas de música em Los Angeles. O guitarrista se juntou ao Mr. Holland’s Opus Foundation e ofereceu os instrumentos às escolas. "A educação musical e as famílias estão lidando com um momento financeiro apertado, e eu queria ajudá-los", disse Van Halen em um comunicado. "Se eu puder ajudar uma criança a descobrir o que gosta, a paixão pela música em sua vida, seria maravilhoso. A música me proporcionou algo bom em minha vida e espero que possa ajudar a melhorar a vida de outras pessoas com essa doação".
"A música me manteve fora das ruas e longe de problemas e me deu algo que era meu e ninguém poderia tirar de mim". A Mr. Holland Opus Foundation realiza a doação de instrumentos musicais para programas de música subfinanciados em todo o país. Segundo o site da instituição de caridade, o nome foi inspirado no filme de Richard Dreyfuss. Michale Kamen, que também compôs a música para o filme, começou a sua fundação em 1996.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Super Letra - Ovelha Negra de Rita Lee


Rita Lee é o nome feminino mais importante do rock brasileiro de todos os tempos. Em 1975, ela lançou o maravilhoso disco "Fruto Proibido" e nele você pode conferir essa obra prima.





Ovelha Negra


Levava uma vida sossegada
Gostava de sombra
E água fresca
Meu Deus!
Quanto tempo eu passei
Sem saber!
Uh! Uh!...

Foi quando meu pai
Me disse:
"Filha, você é a Ovelha Negra
Da família"
Agora é hora de você assumir
Uh! Uh! E sumir!...

Baby Baby
Não adianta chamar
Quando alguém está perdido
Procurando se encontrar
Baby Baby
Não vale a pena esperar
Oh! Não!
Tire isso da cabeça
Ponha o resto no lugar
Ah! Ah! Ah! Ah!
Tchu! Tchu! Tchu! Tchu!
Não!
Oh! Oh! Ah!
Tchu! Tchu! Ah! Ah!...

Levava uma vida sossegada
Gostava de sombra
E água fresca
Meu Deus!
Quanto tempo eu passei
Sem saber!
Han!! Han!...

Foi quando meu pai
Me disse:
"Filha, você é a Ovelha Negra
Da família"
Agora é hora de você assumir
Uh! Uh! E sumir!...

Baby Baby
Não adianta chamar
Quando alguém está perdido
Procurando se encontrar
Baby Baby
Não vale a pena esperar
Oh! Não!
Tire isso da cabeça
Ponha o resto no lugar
Ah! Ah! Ah! Ah!
Tchu! Tchu! Tchu! Tchu!
Não! (Ovelha Negra da Família!)
Tchu! Tchu! Tchu!
Não! Vai sumir!...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Meu Primeiro Vinil


Em 1987, quando eu fiz 11 anos de idade, pedi de presente para os meus pais o disco de vinil "A Kind Of Magic" do Queen. Ele foi o meu primeiro disco de vinil. Eu já tinha algumas fitas K7 com gravações do Iron Maiden, AC/DC, John Lennon e até mesmo do Queen, mas nenhum vinil até então. Este trabalho mexeu muito comigo, é um disco fantástico, o melhor lançado pelo Queen na década de 80. Quase todas as músicas dele entraram na trilha sonora do filme "Highlander", estrelado por Christopher Lambert e Sean Connery. Vale lembrar também que a música "One Vision" foi trilha sonora do filme "Iron Eagle". Minhas músicas preferidas são: "Princes Of The Universe", "Gimme The Prize" e "Who Wants To Live Forever". O disco traz ainda outras canções que tornaram se clássicos absolutos da banda, como: "Friend's Will Be Friend's", "One Year Of Love" e "A Kinf Of Magic". É um caso de amor que dura até hoje!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

In Edit Brasil - Inscrições Abertas


O In-EDIT-BRASIL, Festival Internacional do Documentário Musical, abre suas inscrições para a sua 4ª edição. O evento acontecerá em São Paulo e Rio de Janeiro de 3 a 13 de maio de 2012. Você poderá inscrever seu filme (longa ou curta) até o dia 1 de fevereiro de 2012. Para isso, entre no site (http://in-edit-brasil.com), leia atentamente o regulamento, preencha corretamente o formulário e envie suas cópias. O vencedor do festival entrará no circuito In-Edit de documentários e levará o diretor do filme a Barcelona para apresentá-lo pessoalmente.

CONTATO:
brasil@in-edit.org

In-Edit Brasil:
Rua Antônio Bicudo, 327 Térreo 05418-010 Pinheiros São Paulo-SP, Brasil
(11) 3064 9011

Elis Regina - Eterna!!!


O baú de Elis Regina não tem fundo. Para marcar os 30 anos da morte da cantora, em 19 de janeiro, dois de seus álbuns ganham reedições ampliadas, com mais do que o dobro das faixas que havia nas versões originais em LP. Gravado ao vivo em abril de 1978, no teatro Ginástico (Rio), "Transversal do Tempo" registra o show do álbum "Elis" (1977) --o da canção "Romaria". Foi lançado no mesmo ano em LP simples, incluindo apenas 12 canções. A nova versão, organizada pelo pesquisador Rodrigo Faour e mixada por João Marcello Bôscoli, filho mais velho de Elis, traz o roteiro completo do espetáculo, em dois atos, somando 25 números. Estarão lá temas inéditos na voz dela, como "Amor à Natureza" (Paulinho da Viola), "Esta Tarde Vi Llover" (do mexicano Armando Manzanero), "Maravilha" (parceria obscura da dupla Francis Hime e Chico Buarque) e "Gente" (Caetano Veloso). Deve chegar às lojas no segundo semestre em CD duplo. Também gravado ao vivo, "Montreux Jazz Festival" registra a participação da cantora no festival suíço, em 1979. Elis fez dois shows naquele dia. Um à tarde, em que fez uma ótima performance, e outro à noite, já cansada. Lançado meses depois de sua morte, o LP de 1982 trazia só nove faixas, retiradas quase sempre da matinê. Marcelo Fróes, pesquisador responsável pela nova edição, reuniu todos os números apresentados por Elis naquele dia. Serão dois CDs --um com a apresentação da tarde, outro com a da noite. Ainda que algumas canções se repitam nos dois discos, é interessante ouvir Elis variando entre seu "bom momento" e seu "mau momento". E ouvir versões nunca antes lançadas de "Triste" (Tom Jobim) e "Corrida de Jangada" (Edu Lobo e Capinan). Em sua versão completa, o disco de Montreux ganhou outro nome: "Um Dia". Fróes lembra que as duas apresentações de Montreux foram registradas também em imagem. E já trabalha a ideia de, em breve, lançar a versão completa em DVD. Em 19 de janeiro de 1992, quando se completavam dez anos de morte de Elis, reportagens sobre a efeméride lançavam a pergunta: como o Brasil pôde se esquecer tão rapidamente daquela que tantas vezes foi considerada sua maior cantora? Duas décadas se passaram, e o quadro se reverteu. Ao lado de Gal Costa e Nara Leão, Elis é, de novo, a cantora que mais influencia novas gerações de vozes femininas. Muito dessa volta se deve à aparição, há uma década, de Maria Rita. A filha apresentou a mãe à juventude que ainda não a conhecia. "Não conheço outro caso assim: um gênio vocal gerar uma filha que seja reconhecidamente uma das cantoras mais importantes de sua geração", diz João Marcello Bôscoli. "Nenhum plano de marketing seria capaz de promovê-las de maneira tão intensa e verdadeira." E Maria Rita, agora, trabalha nessa promoção diretamente. Em 17 de março, data em que Elis completaria 67 anos de vida, a filha sobe ao palco do Auditório Ibirapuera, em São Paulo, para estrear temporada em que interpretará o repertório da mãe. O show, que segue depois para Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio e Recife, em datas ainda não confirmadas, faz parte do projeto "Viva Elis", encabeçado por Bôscoli, que inclui ainda uma exposição itinerante. A abertura está marcada para o dia 14 de abril, no Centro Cultural São Paulo, e vai reunir fotos da cantora, imagens de entrevistas, cenas de shows e especiais de TV, ingressos e pôsteres, objetos pessoais, roupas, documentos e, é claro, sua música. A Universal Music prepara uma caixa com a discografia de Elis na gravadora. Além dos álbuns de carreira, lançados entre 1965 e 1979, há ainda três CDs com material raro ou inédito (leia acima). Mas ainda há muito material inédito de Elis no baú. "A partir de nossa pesquisa de imagens, pretendemos lançar os especiais de TV gravados em Portugal, Alemanha e França", diz Bôscoli. Marcelo Fróes enumera mais possibilidades: "Já ouvi shows dela com a orquestra de Erlon Chaves, em 1970, e conheço pelo menos duas apresentações com Tom Jobim, em 1974, além de programas de rádio com o grupo de Luiz Loy, nos anos 1960". Parece certo: os próximos anos prometem uma Elis inesquecível.

Fonte: Marcus Preto

Abbey Road - Aberto ao Público


O famoso estúdio Abbey Road, que fica em Londres, vai abrir suas portas para visitações do público no dia 10 de março. O icônico estúdio foi usado para a gravação de discos dos Beatles, Pink Floyd e Kate Bush. Brian Kehew e Kevin Ryan, autores do livro "Recording The Beatles", serão os guias das visitas pelo local, que completou 80 anos em 2011. A dupla fará uma apresentação usando fotos de arquivo, vídeos e áudio. Entre as gravações que serão apresentadas estão a de nomes como The Zombies e Sir Edward Elgar, The Shadows, Peter Sellers, Helen Shapiro, The Beatles, Pink Floyd, The Hollies e Kate Bush, além de trilhas sonoras para filmes como "Star Wars", "Harry Potter" e "Senhor dos Anéis", gravadas no Estúdio Dois. Instrumentos antigos usados nas gravações também poderão ser vistos. Os ingressos para conhecer os estúdios Abbey Road custam 75 libras, cerca de R$ 215,00.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Maria Rita - Repertório de Elis Regina


Maria Rita cantará no dia 17 de Março no Auditório Ibirapuera, pela primeira vez em sua carreira, músicas que foram imortalizadas pela voz de sua mãe, a eterna Elis Regina. Isso acontecerá pois, em 2012, completam-se 30 anos da morte da maior cantora brasileira de todos os tempos. O palco estará virado para o parque do Ibirapuera e a entrada será gratuita. Imperdível!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Joe Cocker no Brasil


Outro grande show passará pelo Brasil em 2012. Joe Cocker, uma das mais importantes vozes da história do rock, se apresentará em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais em Março. Ele é conhecido mundialmente pela sua incrível versão de "With A Little Help From My Friend's" dos Beatles e por ter se apresentado no lendário festival de Woodstock.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A Vez do Led Zeppelin


O que foi que eu disse? Depois da imprensa inglesa dizer que os Beatles e o Queen fariam shows na abertura das Olimpíadas de Londres desse ano, essa semana surgiu o boato de que essa banda seria o Pink Floyd. Horas atrás, David Glimour, através de sua assessoria, tratou de desmentir esse boato. E advinhem??? Estão dizendo agora que o Led Zeppelin que se reunirá para uma apresentação histórica na abertura dos jogos. Só para lembrar, Jimmy Page tocou "Whole Lotta Love" ao lado de Leona Lewis no encerramento dos jogos de Pequim 2008. Um nome que corre por fora é o do Iron Maiden. Será mesmo??? The Beatles, Queen, Pink Floyd ou Led Zeppelin? Qual dessas maravilhosas bandas estarão diante de nossos olhos, ao vivo e em cores, em 2012? Eu torço por todas!!!

Mark Farner no Brasil


O guitarrista e vocalista Mark Farner, que integrou a banda norte-americana Grand Funk Railroad, vai se apresentar no Brasil em março como parte de sua turnê "The Loco-Motion". Em São Paulo, está programado show para o dia 10 de março no espaço Via Marquês (Av. Marquês de São Vicente, 1.589). Já no dia 11 de março, Farner faz apresentação no Bar Opinião de Porto Alegre. A turnê do guitarrista ainda passará por outros países da América do Sul. Os ingressos variam de R$ 100 a R$ 200 e já podem ser adquiridos na Galeria do Rock, no Via Marquês, pela internet e em outros pontos de venda. O DJ Índio é convidado especial do show em São Paulo.

Luto no Iron Butterfly e Captain Beyond


Faleceu, aos 63 anos, o guitarrista Larry Reinhardt, que integrou as bandas Captain Beyond e Iron Butterfly. O músico havia sido internado na semana passada com uma infecção e faleceu nesta segunda-feira, dia 02 de janeiro. Larry Reinhardt tocou com diversos músicos e lançou discos solo. O músico deixou um disco praticamente pronto, chamado "Blue Swamp", que deverá ser lançado este ano pelo produtor, Richard Hombre Price.

Super Letra - Ouro de Tolo de Raul Seixas


Raul Seixas é o nome mais importante do rock brasileiro e o mais influente também. Em 1973, ele lançou o fantástico disco "Krig Ha Bandolo", considerado por muitos o melhor disco da história do rock nacional. Nele você pode conferir essa obra prima chamada "Ouro de Tolo".



Ouro de Tolo

Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros
Por mês...

Eu devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso
Na vida como artista
Eu devia estar feliz
Porque consegui comprar
Um Corcel 73...

Eu devia estar alegre
E satisfeito
Por morar em Ipanema
Depois de ter passado
Fome por dois anos
Aqui na Cidade Maravilhosa...

Ah!
Eu devia estar sorrindo
E orgulhoso
Por ter finalmente vencido na vida
Mas eu acho isso uma grande piada
E um tanto quanto perigosa...

Eu devia estar contente
Por ter conseguido
Tudo o que eu quis
Mas confesso abestalhado
Que eu estou decepcionado...

Porque foi tão fácil conseguir
E agora eu me pergunto "e daí?"
Eu tenho uma porção
De coisas grandes prá conquistar
E eu não posso ficar aí parado...

Eu devia estar feliz pelo Senhor
Ter me concedido o domingo
Prá ir com a família
No Jardim Zoológico
Dar pipoca aos macacos...

Ah!
Mas que sujeito chato sou eu
Que não acha nada engraçado
Macaco, praia, carro
Jornal, tobogã
Eu acho tudo isso um saco...

É você olhar no espelho
Se sentir
Um grandessíssimo idiota
Saber que é humano
Ridículo, limitado
Que só usa dez por cento
De sua cabeça animal...

E você ainda acredita
Que é um doutor
Padre ou policial
Que está contribuindo
Com sua parte
Para o nosso belo
Quadro social...

Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar...

Porque longe das cercas
Embandeiradas
Que separam quintais
No cume calmo
Do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora
De um disco voador...

Ah!
Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar...

Porque longe das cercas
Embandeiradas
Que separam quintais
No cume calmo
Do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora
De um disco voador...

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

The Beatles, Queen ou Pink Floyd?


Desde o ano passado escuta-se boatos de que uma grande banda de rock inglesa tocará na abertura das Olimpíadas de Londres desse ano. Primeiro foi a vez dos Beatles. Disseram que Paul McCartney e Ringo Starr se juntariam aos filhos de John Lennon e George Harrison para essa apresentação histórica. O boato foi desmentido pelo Ringo no final de 2011. Depois foi a vez do Queen. Disseram que a banda se juntaria novamente com o lendário vocalista Paul Rodgers para um show especial na abertura dos jogos de Londres. E essa semana surgiu um novo boato. Dessa vez foi a vez do Pink Floyd. Estão dizendo agora que David Gilmour, Roger Waters e Nick Mason participarão da festa de abertura desse grande evento esportivo, dizem até que Jeff Beck participaria dessa reunião a pedido do próprio Gilmour. Façam suas apostas!!!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Shows Confirmados no Brasil em 2012


Veja alguns artistas que já estão com as datas, locais e valores confirmados de seus shows no Brasil. Esse ano promete!

- James Blunt (R$ 225 a R$ 300)
Conhecido pelas pegajosas "You're Beautiful" e "Same Mistake", o cantor James Blunt vem ao Brasil com a turnê do álbum "Some Kind of Trouble", lançado em 2010. Ele se apresenta em 18 de janeiro no Credicard Hall (zona sul).

Credicard Hall - av. das Nações Unidas, 17.955, Vila Almeida, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/4003-6464. Qua. (18). Ingr.: R$ 225 a R$ 300 no site www.credicardhall.com.br.

- Zola Jesus (R$ 50 a R$ 140)
A americana de ascendência russa traz ao Cine Joia (centro), em 19 de janeiro, seu pop eletrônico com nuances soturnos que o aproximam da música gótica. Ela acaba de lançar o seu terceiro disco, "Conatus", elogiado pela crítica internacional.

Clash Club - pr. Carlos Gomes, 82, Liberdade, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3231-3705. Qui. (19): 22h30. Ingr.: R$ 50 a R$ 140 no site www.divirto.com.br.

- Summer Soul Fest - com Florence and The Machine e Bruno Mars (R$ 200 a R$ 480)
Bruno Mars e Florence and The Machine são atrações do Summer Soul Festival, em 24 de janeiro, na Arena Anhembi (zona norte).

Arena Anhembi - av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, zona norte, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2226-0400. Ter. (24). Ingr.: R$ 200 a R$ 480 no site www.livepass.com.br

- The Rapture (R$ 160)
Os americanos do The Rapture são as estrelas da primeira Popload Gig de 2012. A festa, que já trouxe Primal Scream, desta vez abriga a banda de disco punk no Cine Joia, em 25 de janeiro, com discotecagem do francês Breakbot.

Cine Joia - pr. Carlos Gomes, 82, Liberdade, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3231-3705. Qui. (19): 22h30. Ingr.: R$ 160 no site www.cinejoia.tv.

- Mayer Hawthorne (R$ 120)
O cantor americano traz ao Cine Joia, em 2 de fevereiro, sua mistura dançante entre soul e pop rock, com pegada retrô e reminiscências de artistas da fase de ouro da gravadora Motown, como Jackson 5.

Cine Joia - pr. Carlos Gomes, 82, Liberdade, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3231-3705. Qui. (2): 23h. Ingr.: R$ 120 no site www.cinejoia.tv

- Festival Sónar - com Björk, Justice e Emicida (R$ 200)
A segunda edição brasileira do Festival Sónar, nascido na Espanha em 1994 e dedicado à experimentação eletrônica, acontece em 11 e 12 de maio, no Anhembi (zona norte). A islandesa Björk, o duo francês Justice e o rapper brasileiro Emicida são algumas das atrações confirmadas.

Arena Anhembi - av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, zona norte, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2226-0400. Sex. (11) e sáb. (12). Ingr.: R$ 200 cada dia ou R$ 250 o pacote dos dois dias no site www.ingresso.com.

- Creedence Clearwater Revisited (R$ 80 a R$ 350)
Herdeiros do Creedence Clearwater Revival, com o baixista e o baterista originais, Stu Cook e Doug Clifford, respectivamente, a banda deve disparar sucessos como "Have You Ever Seen the Rain?", "Susie Q", "Proud Mary" e "Who'll Stop the Rain".

Credicard Hall - av. das Nações Unidas, 17.981, Santo Amaro, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: Ingr.: R$ 80 a R$ 350 no site www.ticketsforfun.com.br.

- Roger Waters (R$ 180 a R$ 900)
O ex-líder da banda inglesa Pink Floyd traz ao Brasil o espetáculo "The Wall", baseado no disco homônimo. Os shows acontecem no estádio do Morumbi nos dias 1º e 3 de abril. Os ingressos para a primeira apresentação já estão esgotados.

Estádio do Morumbi - pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1, Vila Sônia, zona sul, São Paulo, SP. Ingr.: R$ 180 a R$ 900 no site www.ticketsforfun.com.br

- Lollapalooza - com Foo Fighters, Arctic Monkeys, MGMT e Cage the Elephant (R$ 300 a R$ 500)
O festival Lollapalooza faz sua primeira edição no Brasil em 7 e 8 de abril no Jockey Club (zona sul). A programação inclui Foo Fighters, Arctic Monkeys, MGMT e Cage the Elephant, entre outros, além de brasileiros como O Rappa.

Jockey Club - av. Lineu de Paula Machado, 1263, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2161-8300. Dom. (7/4) e seg. (8/4). Ingr.: R$ 300 a R$ 500 no site www.lollapalooza.com

- Roxette
A banda sueca Roxette, que passou pelo Brasil em abril deste ano, retorna em maio. Em São Paulo, o show acontece em 10 de maio, no Credicard Hall (zona sul). Liderada por Marie Fredriksson e Per Gessle, a banda deve desfilar sucessos dos anos 1980 e 1990 como "It Must Have Been Love", "Listen to Your Heart" e "Spending My Time", além de faixas do álbum mais recente, "Charm School".

Credicard Hall - av. das Nações Unidas, 17.955, Vila Almeida, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/4003-6464. Qui. (10/5). Ainda não há informações sobre valores e início da venda dos ingressos.

- Buddy Guy (R$ 130 a R$ 300)
Vencedor de cinco prêmios Grammy, Buddy Guy confirma show em 12 de maio, na Via Funchal (zona oeste). Nascido em 1936, essa lenda do blues vem ao Brasil para apresentar o disco "Living Proof", que conta com participações especiais de B. B. King ("Stay Around a Little Longer") e de Carlos Santana (Where the Blues Begins).

Via Funchal - r. Funchal, 65, Vila Olimpia, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3846-2300. Ingr.: R$ 130 a R$ 300 no site da casa.

Em breve mais artistas e datas. Aguarde!

Era Uma Vez No Rock - Temporada 2012


No dia 10 de janeiro (terça-feira) apresentarei o primeiro programa da temporada 2012 do "Era Uma Vez No Rock". Nesse programa de duas horas contarei histórias, curiosidades e tocarei muitas músicas (e raridades) do Queen na sua fase dos anos 70. Prepare-se, 2012 será um ano de programas muito especiais. Conto com sua audiência.

Dia que vai ao ar: quizenalmente às terças (horário: 19hs).
Reapresentação: às quartas (horário: 14hs).
Stay Rock Brazil: www.stayrockbrazil.com.br

Rezando por Etta James


Etta James já não precisa de uma máquina que a auxilie a respirar e poderá ter alta da unidade de cuidados intensivos onde tem estado nos últimos dias. O agente da cantora de 73 anos, Lupe De-Leon, confirmou que Etta já respira sozinha, mas que vai permanecer num hospital da Califórnia, nos Estados Unidos. A máquina auxiliar de respiração foi colocada em Etta James, que sofre um estado terminal de leucemia, no dia 24 de dezembro e foi retirada no dia 30 de dezembro. Apesar disso, o filho da cantora Donto James afirmou à CNN que não quer que a sua mãe tenha alta do hospital. O meu irmão e eu gostaríamos que ela ficasse no hospital mais uns tempos até ficar mais estável. A nossa principal preocupação é que ela seja tratada da melhor maneira possível, disse Donto. Etta James, conhecida especialmente por músicas como "At Last" e "Tell Mama", completará 74 no dia 25 de janeiro. A cantora faz parte do Rock & Roll Hall of Fame desde 1993, já venceu 6 prémios Grammy e é uma das vozes femininas mais marcantes e respeitadas de todos os tempos. Vamos rezar por ela.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Linha do Tempo 2011 - Os Fatos Marcantes do Rock


Linha do tempo 2011 - Os fatos mais marcantes do Rock:
(excluímos datas de lançamento de discos, pois a lista seria interminável)

JANEIRO
- O Dream Theater começa a gravar primeiro álbum sem o baterista Mike Portnoy
- 07/01/2011: Morre Phil Kennemore, baixista do Y&T
- Trent Reznor ganha Globo de Ouro por trilha de “A Rede Social”
- Funeral for a Friend lança videoclipe com cenas gravadas no Brasil

FEVEREIRO
- White Stripes anuncia o fim da banda
- 06/02/2011: Morre o guitarrista Gary Moore, aos 58 anos, de infarto

MARÇO
- 08/03/2011: Morre Mike Starr, primeiro baixista do Alice in Chains
- Elvis Costello cancela shows no Brasil
- Phil Collins anuncia aposentadoria
- Cinco anos após o fim da banda The Darkness volta à ativa

ABRIL
- 04/04/2011: Scott Columbus, ex-Manowar, morre aos 54 anos
- 24/04/2011: Estréia o documentário “God Bless Ozzy Osbourne”, no Tribeca Film Festival
- 16 e 17/04/2011: Virada Cultural reune 4 milhões de pessoas na capital paulista
- Divulgadas irregularidades do ECAD: falso compositor recebe R$ 128 mil de direitos autorais
- Richie Sambora, do Bon Jovi, é internado em clínica de reabilitação para combater alcoolismo
- Guitarrista K.K. Downing anuncia saída do Judas Priest
- Aquiles Priester concorre à vaga de baterista no Dream Theater

MAIO
- John Fogerty (ex Creedence Clearwater Revival) faz pela primeira vez em sua carreira shows no Brasil
- 22 e 23/05/2011: Paul McCartney lota o Engenhão no Rio de Janeiro
- 23/05/2011: O trio australiano Silverchair encerra as atividades
- Roy Mayorga, baterista do Stone Sour, sofre derrame
- Nevermore: Jeff Loomis e Van Williams deixam a banda

JUNHO
- 09/06/2011: Esgotam-se os ingressos para o Planeta Terra, 14 horas depois do início das vendas
- 18/06/2011: Morre saxofonista Clarence Clemons da banda de Bruce Springsteen
- Scott Stapp cancela shows no Brasil por motivos de saúde
- Estréia nos cinemas brasileiros o documentário "Back And Forth", do Foo Fighters
- Guitarrista Leslie West (ex Mountain) tem parte de perna amputada
- Ozzy Osbourne publica livro "Trust Me, I'm Dr. Ozzy"
- Iron Maiden: álbum “The Final Frontier” é disco de platina no Brasil

JULHO
- 09/07/2011: Morre Würzel, ex-guitarrista do Motörhead, aos 61 anos
- 17/07/2011: Morre Taiji Sawada, ex-baixista do X Japan e Loudness
- Pete Doherty sai da cadeia um mês antes do previsto
- Bush anuncia seu retorno com o álbum "The Sea of Memories"
- Champignon volta ao Charlie Brown Jr.
- Vocalista do Life Of Agony anuncia cirurgia para trocar de sexo
- Roger Daltrey afirma que Pete Townshend está "quase surdo"
- Neto de Bob Dylan compara avô a Jay-Z
- Derrick Green deixa o Musica Diablo
- Meat Loaf desmaia por 10 minutos durante apresentação

AGOSTO
- 01/08/2011: STF decide que músico não precisa de registro profissional, abrindo precedente para outros casos
- 03/08/2011: Morre o vocalista do Threshold, Andrew "Mac" McDermott
- 11/08/2011: Morre Jani Lane, vocalista do Warrant
- 23/08/2011: Jerry Leiber, compositor de "Stand By Me" e "Hound Dog", morre aos 78 anos
- 25/08/2011: Morre baixista do The Runaways, Laurie McAllister
- 29/08/2011: Morre a lenda do blues, David "Honeyboy" Edwards, aos 96 anos
- Declarações de Bruce Dickinson à imprensa apontam para o fim da banda
- Confirmada edição em São Paulo do festival Lollapalooza em 2012
- Baixista do Aerosmith, Tom Hamilton, passa por cirurgia de câncer
- Depósitos de selos independentes são incendiados em Londres
- Kiss lança urna para cremação com a marca da banda
- Jon Lord, um dos fundadores do Deep Purple, divulga que está com câncer
- Yoko Ono disponibiliza temporariamente, em site, documentário "Bed Peace" com John Lennon
- Rhapsody Of Fire: fundadores da banda se separam após 15 anos
- Liam Gallagher processa seu irmão, Noel, por falsas acusações
- Metallica e Lou Reed anunciam o lançamento do álbum em parceria
- Butch Vig diz que Kurt Cobain era "um pé no saco" durante gravações
- Sebastian Bach perde sua casa com furacão Irene
- Buddy Holly ganha estrela na Calçada da Fama

SETEMBRO
- 16/09/2011: Morre Willie "Big Eyes" Smith, parceiro de Muddy Waters
- 20/09/2011: Documentário "Pearl Jam Twenty" é exibido em cinemas do Brasil
- 21 a 25/09/2011: Acontece a 28ª edição da Expomusic 2011
- 23/09 a 02/10/2011: O Rock In Rio volta ao Brasil
- 26/09/2011: "Rock Brasília - Era de Ouro" abre o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
- 27/09/2011: Morre, aos 49 anos, Redson Pozzi, fundador da banda Cólera
- Rock in Rio: 1º fim de semana entrou para a história do YouTube, usuários de mais de 200 países acompanharam, ao vivo, os shows
- Alice Cooper anuncia Orianthi como guitarrista de sua banda e diz que Lady Gaga é sua "versão feminina"
- Alice Cooper lança seqüência de álbum de 1975 “Welcome To My Nightmare”
- Good Charlotte anuncia hiato por tempo indeterminado
- Depois de anúncio de término, Rob Halford diz que Judas Priest lançará novo álbum
- Baterista do My Chemical Romance é demitido da banda
- Iggy Pop quebra dois ossos do pé e cancela shows
- Bono revela que U2 "não voltará em breve"
- Brigas entre punks e skinheads cancelam shows no Brasil
- Nirvana: 20 anos de "Nevermind" ganha site e comemorações
- Baterista do Stratovarius, Jörg Michael, deixa a banda
- Biografia não autorizada do Guns N' Roses chega ao Brasil
- R.E.M. anuncia o fim da banda

OUTUBRO
- 10/10/2011: Lançado o documentário "Living In The Material World" sobre George Harrison
- Bob Dylan concorre ao prêmio Nobel de literatura
- Bono diz que Steve Jobs é o "Elvis do software"
- Sonic Youth: Fundadores da banda anunciam separação
- Chris Martin: "Mylo Xyloto" pode ser último álbum do Coldplay
- Stone Roses anuncia reunião, após 15 anos
- Após ouvir "Lulu", Danko Jones põe coleção do Metallica à venda
- Bono afirma que estaria feliz se U2 acabasse hoje
- Steven Tyler cai em banheiro de hotel e adia show no Paraguai
- Foo Fighters anuncia show no Brasil, descobre-se que a nota era falsa
- Paul Stanley, vocalista do Kiss, passa por cirurgia nas cordas vocais
- Chuvas e ventos danificam montagem de estruturas do SWU, semanas antes do festival

NOVEMBRO
- 03/11/2011: Guitarrista do GWAR é encontrado morto
- 11/11/2011: Black Sabbath anuncia a volta da formação original
- 12, 13 e 14/-11/2011: Acontece a segunda edição do SWU
- 25/11/2011: Morre Ross MacManus, músico e pai de Elvis Costello
- Neil Young vem ao Brasil, mas não faz show, só palestra
- "The Smile Sessions", álbum perdido dos Beach Boys, é lançado oficialmente, depois de 44 anos
- Nickelback: Torcedores não querem show da banda em intervalo de jogo nos EUA
- Jakob Dylan afirma que Wallflowers voltará à ativa
- ECAD X SWU: Entidade ameaça cancelamento do festival, o que não ocorre
- Faixa inédita do The Doors é descoberta
- Lobão X Lollapalooza: músico lidera boicote ao festival
- Tarja Turunen faz música inspirada em obra de Paulo Coelho
- Raul Seixas: Anunciado o lançamento do documentário "Raul - O Início, O Fim e o Maio" para 23 de março de 2012
- Trivium: "Se alguém entendeu 'Lulu', está drogado"

DEZEMBRO
- 07/12/2011: Morre Thildo Gama, guitarrista de primeira banda de Raul Seixas
- 16/12/2011: Natal da Galeria do Rock: uma nova tradição na cidade de São Paulo
- Testament: Baterista Paul Bostaph deixa a banda
- Artistas apoiam o movimento Occupy Wall Street
- Senado aprova regulamentação da atividade de DJ no País
- Motörhead lança própria linha de vodka
- Apple lança iTunes Store no Brasil
- Show do Foo Fighters pode ter causado tremor vulcânico na Nova Zelândia
- Jon Bon Jovi desmente boatos de morte pela internet
- Conteúdo digital também virá com etiqueta "Parental Advisory"
- Van Halen anuncia turnê para 2012

Fonte: Território da Música

2012


É isso pessoal, o ano de 2012 já chegou. Espero que seja um ótimo ano para todos nós! Que possamos ouvir muitas músicas boas, tanto as antigas, quanto os lançamentos que virão. Que não fiquemos espando as coisas boas acontecerem em nossas vidas, vamos fazê-las acontecer a partir de agora! Paz, amor e sucesso! Viva 2012!!!