sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Rock In Rio - Um Dia Para Dançar


Nessa quinta-feira (29/09) aconteceu o quarto dia de shows na Cidade do Rock. Foi um dia de pouco rock e muito soul e R&B. Os shows começaram no palco Mundo às 19hs com uma bela homenagem ao Legião Urbana comandada por Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, eles contaram com o apoio da Orquestra Sinfônica Brasileira e de convidados especiais como Pitty, Herbert Vianna, Dinho Ouro Preto e Tony Platão. O show foi muito emocionante e o público cantou todas as músicas junto. Depois foi a vez da americana Janelle Monáe, que fez um bom show misturando rap com Michael Jackson e rock and roll com ska. Em seguida foi a vez de Ke$ha subir ao palco Mundo e mostrar todas as suas extravagâncias, o show foi fraco, mas sua performance foi boa e animou o público no final de sua apresentação. Perto da meia noite foi a vez dos ingleses do Jamiroquai mostrarem toda a sua competência. O show foi muito bom, a banda tem um groove incrível, pena que a platéia ficou um pouco fria durante a apresentação da banda. E para encerrar a noite com chave de ouro, o gênio, Stevie Wonder mostrou todo seu virtuosismo e feeling num show repleto de sucessos. Ele conquistou o público quando tocou Garota de Ipanema de Tom e Vinícius. Gostaria de destacar também o bom show de Wilson Simoninha e Max de Castro no palco Sunset. Eles fizeram o Baile do Simonal e colocaram a platéia toda para dançar. E eu não poderia deixar de falar aqui da apresentação da Joss Stone, também no palco Sunset. A cantora inglesa deu uma aula de canto, simpatia e talento. Foi o meu show preferido da noite ao lado do Stevie Wonder!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Punk - O Começo do Fim do Mundo


O Começo do Fim do Mundo foi um grande festival punk organizado por Antônio Bivar no SESC Pompéia em São Paulo, nos dias 27 e 28 de novembro de 1982, o ano mais forte do movimento punk em São Paulo, proposto com o objetivo de firmar a união entre grupos e facções punks, da capital e do ABC paulista, que vinham envolvendo-se em conflitos cada vez mais violentos. O festival contou com exposição de material (discos, fanzines, filmes), shows de bandas e os próprios punks na organização e no público. No total, 20 bandas se apresentaram.

O festival foi gravado em tape-deck, do qual saiu um álbum em LP, que muitos anos mais tarde foi relançado em CD. A qualidade das gravações e principalmente das bandas é sofrível em alguns aspectos, mas há faixas que tornaram-se marcantes na história de alguns dos grupos, além de, pelo todo, ser um disco importantíssimo e histórico. A banda Ulster se recusou a sair na edição original do álbum, pois segundo eles, foram prejudicados na qualidade da gravação. Sua música, "Heresia", saiu no relançamento em CD como faixa bônus.

Há também gravações em vídeo, algumas aparecem no documentário Botinada: a Origem do Punk no Brasil de Gastão Moreira.

Algumas bandas que participaram do festival:

Cólera
Decadência Social
Desertores
Dose Brutal
Estado de Coma
Extermínio
Fogo Cruzado
Hino Mortal
Inocentes
Juízo Final
Lixomania
M-19
Negligentes
Neuróticos
Olho Seco
Passeatas
Psykóze
Ratos de Porão
Suburbanos
Ulster

Fonte: Wikipédia

Nota triste: Faleceu na última terça-feira (27/09) Redson Pozzi (vocalista, guitarrista e fundador da lendária banda Cólera).

Scorpions - Novo Disco de Velhas Músicas


A Sony Music lançará no dia 4 de Novembro o novo disco do Scorpions, que se chamará "Comeblack". O detalhe é que será um disco com versões inéditas de estúdio dos velhos clássicos da banda interpretados pela sua atual formação. Ele será lançado em CD e em vinil duplo. Aguardem!

Super Letra - Minha História de Chico Buarque


Em 1971, Chico Buarque lançou o antológico disco Construção. Nele você pode ouvir essa obra prima, a versão de Gesù Bambino de Lucio Dalla. Emocionante!

Minha História

Ele vinha sem muita conversa e sem muito explicar
Eu só sei que falava e cheirava e gostava de mar
Sei que tinha tatuagem no braço e dourado no dente
E minha mãe se entregou a esse homem perdidamente

Ele assim como veio partiu não se sabe prá onde
E deixou minha mãe com o olhar cada dia mais longe
Esperando, parada, pregada na pedra do porto
Com seu único velho vestido, cada dia mais curto

Quando enfim eu nasci, minha mãe embrulhou-me num manto
Me vestiu como se eu fosse assim uma espécie de santo
Mas por não se lembrar de acalantos, a pobre mulher
Me ninava cantando cantigas de cabaré

Minha mãe não tardou alertar toda a vizinhança
A mostrar que ali estava bem mais que uma simples criança
E não sei bem se por ironia ou se por amor
Resolveu me chamar com o nome do Nosso Senhor

Minha história e esse nome que ainda carrego comigo
Quando vou bar em bar, viro a mesa, berro, bebo e brigo
Os ladrões e as amantes, meus colegas de copo e de cruz
Me conhecem só pelo meu nome de menino Jesus
Os ladrões e as amantes, meus colegas de copo e de cruz
Me conhecem só pelo meu nome de menino Jesus

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Recomendação Clássica - Fire And Water do Free


Em 1970, a Island Records lançou o disco Fire And Water do Free. Ele é o terceiro disco da banda, antes dele já haviam sido lançados Tons Of Sobs de 1968 e Free de 1969. Produzido por John Kelly, o disco Fire And Water finalmente colocou a banda no seu devido lugar de destaque no cenário musical de sua época. Esse disco traz clássicos maravilhosos como: All Right Now, Heavy Load, Mr. Big e Fire And Water. Paul Rodgers e Paul Kossoff estão inspiradíssimos, a bateria de Simon Kirke é forte e precisa e o baixo de Andy Fraser é mágico e inspirador. É uma aula de rock and roll! Maravilhoso!!!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Você Entende de Rock?


Muitos roqueiros acham que para entender de rock and roll você precisa saber o tipo sanguíneo dos músicos e o nome de todas as bandas do Universo. Papo furado! Quando eu comecei a curtir o rock and roll (faz quase 30 anos) eu também pensava assim. Isso é um grande erro! É claro que é importante conhecer a história para poder entender melhor a evolução e a revolução que este gênero musical provocou na sociedade em praticamente todo o planeta Terra. No entanto, entender o rock não é saber o nome de todos os integrantes e todos os discos de todas as bandas que já existiram. Entender de rock é simplesmente entender o que ele provoca dentro de você quando você o escuta. Vida longa para o Rock and roll!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Castigo Elétrico - Site Oficial


O site oficial da banda de blues/rock Castigo Elétrico já está no ar. A Castigo Elétrico é considerada a banda de blues mais pesada do mundo. Ela foi formada em 2006 na cidade de São Paulo.
Visitem: www.castigoeletrico.com.br

Rock In Rio - Dia de Metal


O terceiro dia de shows no Rock In Rio foi uma porrada só! No palco Mundo tivemos as bandas Glória, Coheed And Cambria, Motorhead, Slipknot e Metallica. Todos os shows foram muito bons. Os meus destaques vão para o Motorhead e para o Metallica. O Motorhead fez uma apresentação pesada e sem frescuras, repleta de hinos do metal, como Iron Fist e Ace Of Spades. Já o Metallica esqueceu os fiascos Load e Reload e fez o mais longo show do festival repleto de clássicos, como Seek And Destroy, Fuel e Enter Sandman. Gostaria de destacar aqui também as boas apresentações no palco Sunset do Angra com a Tarja Turunen (ex Nightwish) e do Sepultura com o grupo de percussão francês Tambours Du Bronx.

domingo, 25 de setembro de 2011

Rock In Rio - Segundo Dia


Nesse sábado (24/09) aconteceu o segundo dia de shows no Rock In Rio. A primeira banda a se apresentar foi o NX Zero. Como era de se esperar, a banda fez um show morno e com um rock que não convenceu quase ninguém. Depois foi a vez do Stone Sour, que apresentou seu rock pesado sem muitas surpresas. O Capital Inicial foi o primeiro a fazer um show verdadeiramente quente e que colocou a galera para pular e cantar, muito bom mesmo, Dinho Ouro Preto estava muito inspirado. Pouco depois das 11 da noite, o Snow Patrol entrou no palco Mundo e fez um bom show com seu indie-rock. O encerramento ficou por conta do Red Hot Chili Peppers, que colocou fogo na platéia com um show poderoso que agradou tanto os fãs mais jovens quanto os mais antigos. Eles tocaram 18 músicas e o show durou pouco menos de duas horas. A surpresa agradável aconteceu no palco Sunset. Mike Patton (ex Faith No More) fez um show fantástico e surpreendente! Cantando apenas em italiano e acompanhado da Orquestra de Heliópolis e da Mondo Cane, Patton fez a galera ir ao delírio. Já no palco Rockstreet, a banda Reverendo Franklin fez um show de soul impecável, eles praticamente não conseguiam abandorar o palco tamanha era a empolgação da platéia. Destaque para a fantástica vocalista Luana Giampietro. Hoje tem mais!!!

sábado, 24 de setembro de 2011

Começou o Rock In Rio


Teve início nessa sexta-feira (23/09) a 4ª edição do Rock In Rio. Milton Nascimento e a Orquestra Sinfônica Brasileira iniciaram o festival tocando Love Of My Live no palco mundo com imagens no telão da apresentação do Queen no Rock In Rio de 1985, foi emocionante! Depois os Paralamas do Sucesso subiram ao palco juntamente com os Titãs. Eles fizeram um bom show cheio de sucessos de ambas as bandas. Depois foi a vez de Claudia Leitte que fez seu show axé-americanizado, achei bem fraco! Kate Perry foi a primeira atração internacional do Festival. Com seu show alegre e colorido, ela fez a alegria do público teen. Perto da meia noite, sir Elton John entrou no palco e fez um show impecável, é verdade que a platéia esfriou um pouco devido ao excesso de baladas do cantor, mas foi o melhor show da noite. Rihanna fechou a primeira noite com um show bem agitado e com muitos sucessos, mas que musicalmente deixa muito a desejar. Vamos aguardar o que ainda vem por aí!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pearl Jam nos Cinemas


Aconteceu, em São Paulo, a exibição exclusiva para a imprensa do documentário “Pearl Jam Twenty”, que conta detalhes dos vinte anos de carreira que a banda completa neste mês de setembro. Dirigido por Cameron Crowe, jornalista de música nos anos 90, nativo de Seattle e testemunha ocular e auricular do nascimento e crescimento desta cena roqueira local que mais tarde ganhou o título de “grunge”. O filme traz imagens de bastidores, trechos de entrevistas, além de depoimentos emocionantes dos integrantes do Pearl Jam e das bandas que o antecederam. Para dar o clima do que vem pela frente, o documentário começa com um trecho de entrevista, na qual Eddie Vedder vestia um sutiã. É a verdadeira história do renascimento do rock and roll no início dos anos 90. Os fãs do Nirvana, Alice In Chains e Soundgarden também vão adorar o filme! Breve em DVD. Há um boato de que o novo disco da banda também já está quase pronto. Aguardem as novidades!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pista VIP - Você Concorda?


Essa história de Pista VIP é uma vergonha! Você já percebeu que os serviços prestados estão longe de serem compatíveis com os preços cobrados nos ingressos? Qualidade das cadeiras, banheiros, estacionamentos e etc. Sem contar que costumam abrir as vendas antecipadamente apenas para determinados clientes de cartões de crédito ou bancos específicos, os seja, os consumidores comuns (pobres mortais) ficam sempre com as sobras. Eu acho sinceremanete que isso não é bom, principalmente para o artista. Com esse modelo atual de Pista VIP, quem fica perto do artista hoje é quem pode pagar mais e não seus verdadeiros fãs!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Super Letra - A Lista de Oswaldo Montenegro


Assim como faço com os discos que recomendo aqui no blog em "Recomendação Clássica", agora também vou começar a recomendar as grandes letras para vocês em "Super Letra". Inicio com a maravilhosa "A Lista" de Oswaldo Montenegro. Espero que gostem!

A Lista

Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais...

Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar...

Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria
Quantos amigos você jogou fora?

Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber?

Quantas mentiras você condenava?
Quantas você teve que cometer?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você?

Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver?
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você?

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Celly Campello - Discos Reeditados


Em Outubro desse ano o selo Discobertas irá reeditar a discografia original da cantora Celly Campello. A caixa "Estúpido Cupido" trará seis discos gravados e lançados pela Odeon entre os anos de 1959 e 1968. Serão discos com capas originais, remasterizados e com faixas bônus lançadas anteriormente somente como 'singles'. Celly Campello foi uma cantora e precursora do rock nacional, que virou sucesso em 1959 com a versão brasileira da música "Stupid Cupid" ("Estúpido Cupido") quando tinha apenas 17 anos. Em pouco mais de dois anos, a cantora gravou e lançou 5 álbuns. São dela também os sucessos "Lacinhos Cor de Rosa" e "Banho de Lua". Celly foi acompanhada durante muitos anos por seu irmão Tony Campello, recebeu vários prêmios durante sua carreira e o título de Rainha do Rock Brasileiro antes mesmo do aparecimento de Rita Lee. Até o mestre Tom Jobim era seu fã. Ela faleceu no dia 3 de Março de 2003 vítima de um câncer em Campinas (interior de São Paulo).

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Contrabaixo


O que seria das grandes bandas de blues, jazz e rock se não fosse o fantástico som do contrabaixo? Digo mais, o que seria da música??? Segue uma lista com o nome de 10 grandes contrabaixistas de gêneros e estilos musicais bem diferentes para você pesquisar, ouvir e se deliciar.

1- Jaco Pastorius
2- Chris Squire
3- John Entwistle
4- Stanley Clarke
5- Willie Dixon
6- Paul McCartney
7- Les Claypool
8- John Paul Jones
9- Flea
10- Steve Harris

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Raul Seixas - Em Breve nos Cinemas


O tão sonhado documetário sobre a vida e a obra de Raul Seixas finalmente está prestes a ser lançado. O filme produzido por Denis Feijão e Walter Carvalho trará depoimentos de seus amigos (entre eles: Paulo Coelho), suas filhas, suas ex-mulheres e várias imagens de arquivo, muitas delas nunca antes vistas. O lançamento agora está dependendo dos filmes que serão lançados até o final do ano, principalmente os das grandes distribuidoras (ex: Paramount, Fox, Universal e etc), que são os blockbuster's e que dominam as salas em todo Brasil. Se o filme for lançado só para atender a ansiedade dos fãs, pode acontecer dele ficar pouco tempo em cartaz, aí os mesmos fãs que estão reclamando da demora vão reclamar mais ainda porque o filme ficou pouco tempo em cartaz e que não foi exibido no país inteiro. Antes do lançamento oficial nas salas de cinema, ele deverá ser exibido nos maiores festivais do país. O filme atualmente está na fase final do processo de pós-produção. O lançamento será feito pela AF Cinema e com distribuição da Paramount. O nome dele será: "Raul - O início, o fim e o meio". Exibe Raul!!!

LEVATTI - Show de Lançamento


Depois de tocar e gravar discos com os Canalhas Ordinários, Arttéria e Castigo Elétrico, estou lançando agora em Setembro meu primeiro trabalho solo com distribuição da Tratore. Minha história de ligação e amor com a música vem de longa data. Comecei a me interessar pra valer pela música aos 9 anos de idade, influenciado pelo Rock In Rio Festival (1985) e pelas bandas de rock brasileiras dessa época. Iniciei meus estudos musicais em 1987, quando ganhei meu primeiro violão de meus pais. Nele aprendi a executar meus primeiros acordes, com a ajuda de meu padrinho (Carlos Roberto Sanchez). Formei minha primeira banda em 1992, junto com os amigos de escola e do bairro onde morava (Edivan Turco, Paulo Morone e Henrique Sandrini). Desde o início, já sentia uma forte necessidade de compor minhas próprias músicas - ao invés de apenas tocar versões das bandas e artistas que admirava. Assim, toquei em dezenas de bandas, até formar os "Canalhas Ordinários", em 1997 - banda com a qual lancei meu primeiro disco profissional, em 2000, pela gravadora Eldorado. Quatro anos depois, lancei meu segundo trabalho profissional. Desta vez, com a banda "Arttéria" - álbum distribuído pela Tratore. Em 2008, lancei no mercado digital o CD "Devolve a Minha Sorte" pelo projeto Music Delivery/Azul Music - com a banda de blues alternativo "Castigo Elétrico", trabalho que também foi relançado no mercado pela Tratore em Janeiro de 2011. Em 2010, participei da coletânea de blues brasileira "Máfia da Mortadela". Agora, pela primeira vez em carreira solo, apresento o projeto "Levatti", que traz músicas e influências de todos esses anos de estrada, acompanhado por músicos incríveis que, ao meu lado, interpretam o melhor do rock, folk e blues. Minhas principais influências são: Led Zeppelin, Queen, Creedence Clearwater Revival, The Beatles, Elvis Presley, Ultraje a Rigor, Rita Lee e Raul Seixas. O primeiro show de lançamento acontecerá nessa sexta-feira (16/09/2011) na Fnac do Shopping Morumbi em São Paulo. Estarei acompanhado por Roberto Terremoto (vocal/guitarras), Ricardo Blane (baixo/vocais) e Ale Rossi (bateria). O pocket show começará às 20hs e a entrada é gratuita. Te vejo lá!!!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Recomendação Clássica - Viva do Camisa de Vênus


Gravado ao vivo no Caiçara Music Hall em Santos e lançado em 1986, este é um dos melhores discos ao vivo já gravados no Brasil. O disco traz 10 músicas, todas em versões quentes e arrasadoras, detaque para "Eu Não Matei Joana D'Arc", "Beth Morreu", "Silvia" e "Hoje". A gravação não possui truques de estúdio, você consegue ouvir e sentir tudo o que realmente aconteceu durante a apresentação da banda liderada por Marcelo Nova. Poucos discos no mundo conseguem ser tão punk quanto este. Imperdível!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

John Bonham e o Carnaval Brasileiro


Nos anos 70, John Bonham já estava de olho nos rítmos brasileiros. Segundo Jimmy Page, John entrou em estúdio em Setembro de 1976 para gravar um projeto inspirado nas escolas de samba brasileiras. A idéia seria obter um som de orquestra só com baterias, todas gravadas pelo próprio John Bonham. As gravações foram feitas na Suiça e produzidas por Jimmy Page e John Timderley. Infelizmente esse projeto não foi para frente, mas você pode ter uma idéia de como ele seria ouvindo a faixa "Bonzo's Montreux" que foi incluída no disco póstumo Coda, lançado pelo Led Zeppelin em 1982. John Bonham é considerado por muitos o melhor baterista do rock de todos os tempos.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Manito - Morre Aos 68 anos


Faleceu na última sexta-feira (09/09) o lendário músico Manito (Antônio Rosas Seixas). Ele tinha 68 anos e lutava desde 2006 contra um cancêr na laringe. Manito ficou conhecido nacionalmente por integrar a banda Os Incríveis e também participou da banda The Clevers e do super grupo de rock progressivo Som Nosso De Cada Dia. O seu último trabalho de sucesso foi a participação no acústico MTV do Ultraje a Rigor. Seus últimos shows foram à frente de seu grupo instrumental Saxomania. Manito faleceu em sua casa enquanto dormia. O enterro aconteceu no sábado (10/09) no cemitério Horto Florestal na zona norte de São Paulo. A música brasileira está mais pobre e menos genial!

domingo, 11 de setembro de 2011

Saudades de Judas


Foi realizado ontem (10/09/2011) na Arena Anhembi em São Paulo o show da turnê de despedida da lendária banda Judas Priest. A abertura foi realizada com classe pelo Whitesnake, que tocou clássicos como Love Aint No Stranger, Here I Go Again, Is This Love, Burn e Stormbringer. David Coverdale, que está prestes a completar 60 anos, precisou cantar algumas músicas em tons diferentes dos originais, mas isso não comprometeu em nada a apresentação da banda. Com o som muito mais potente, o Judas Priest iniciou sua apresentação às 22h10. Rob Halford trocou de roupa várias vezes e deu provas de que é possível não sair fora do tom mesmo com o passar das décadas. Diferentemente do Whitesnake, o Judas Priest teve tempo para até para bis, após duas horas e 15 minutos de show. No hit Breaking The Law, o público fez quase todo o trabalho, cantando mais do que Halford. Em Hell Bent For Leather, ele surge acomodado em uma motocicleta Harley-Davidson, para logo depois terminar a noite com Living After Midnight. Cerca de 25 mil pessoas acompanharam esse show histórico que ainda passará pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Os fãs do metal já estão com saudades do Judas antes mesmo da turnê terminar.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Quanto Mais Idiota Melhor


Wayne's World (título em português: Quanto Mais Idiota Melhor) é um filme americano de comédia com muito rock and roll gravado em 1992. Estrelado pelos comediantes Mike Myers, como Wayne Campbell, e Dana Carvey, como Garth Algar. No filme, os dois são donos de um programa de televisão a cabo chamado "Wayne's World". O filme é uma adaptação de uma esquete com mesmo nome do programa Saturday Night Live, da NBC. A direção é de Penelope Spheeris, com Myers como co-roteirista. O elenco do filme conta com ainda com Rob Lowe, Tia Carrere, Lara Flynn Boyle, Brian Doyle-Murray, Robert Patrick, Ed O'Neill, Ione Skye, Chris Farley, e os cantores Meat Loaf e Alice Cooper. Na trilha sonora tem Jimi Hendrix, Queen e muito mais. Para quem gosta de rock and roll e comédia é um prato cheio!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Rory Gallagher - Um Gênio da Guitarra


Rory Gallagher, guitarrista irlandês que iniciou sua carreira de sucesso após formar o power trio Taste em 1965. O Taste foi uma banda irlandesa de blues pesado e com elementos de jazz e rock, que alcançou fama no final dos anos 60, após participar do Festival da Ilha de Wight em 1970, famoso festival do qual também participaram Jimi Hendrix, The Who, Emerson, Lake & Palmer, Miles Davis, Free, Jethro Tull, The Doors e muitos outros, ele encerrou a banda, formou um power trio com Gerry McAvoy, baixista que o acompanhou por quase toda a sua carreira e Wilgar Campbell na bateria e partiu para uma vitoriosa carreira solo. Lançou seu primeiro álbum, chamado apenas Rory Gallagher e a partir daí, sua carreira começou a decolar. "Eu amo tocar para o povo. O público significa muito para mim. Não é uma coisa vazia. Eu amo gravar também, mas preciso de um contato regular e frequente com o público, porque ele me dá energia!". Sentindo e sabendo que o seu potencial ao vivo era fantástico, Rory gravou vários shows de sua turnê de 1972 e lançou o álbum Live! in Europe. Esse disco ficou entre os tops na Inglaterra e levou a Rory ser eleito músico do ano pelo jornal Melody Maker e também foi eleito o melhor guitarrista deste mesmo ano. Esse disco foi o primeiro dele lançado no Brasil. O disco é uma pedrada e abre com uma faixa (Messin' With The Kid) cujo trabalho de guitarra, poderia tranquilamente ser classificado como uma aula. A trajetória de Rory Gallagher seguiu com mais 14 trabalhos, entre eles o disco Calling Card, de 1976, seu 8º álbum, que foi gravado em Munique, na Alemanha e produzido por Roger Glover, baixista do Deep Purple. Certa vez, Roger Glover lembrando as gravações com Rory disse: "…uma vez, tarde da noite, Rory estava ao microfone, no estúdio, fazendo uma espécie de sermão, como um pastor, chamando a todos para repetir suas palavras e chamando a Deus. Isto durou toda a noite sempre com muita bebida e risadas. É isto que fez dele um grande astro, um grande performer ou seja, a sua habilidade em divertir o público, independente da ocasião." Infelizmente, depois de 16 álbuns gravados, muitos shows e grande reconhecimento dentro da comunidade musical, Rory Gallagher faleceu em 14 de junho de 1995, depois de contrair uma infecção hospitalar, quando se recuperava de uma cirurgia de transplante de fígado. Rory Gallagher pôs a Irlanda no mapa da música rock mundial, foi um dos grandes guitarristas do rock e do blues. Todo guitarrista tem a obrigação de conhecer a sua obra!

A Rockestra de Paul McCartney


Em 3 de Outubro de 1978, Paul McCartney reuniu um super time para gravar as músicas "Rockestra Theme" e "So Glad To See You Here" no lendário estúdio Abbey Road. Essas duas canções foram incluídas no disco Back To The Egg lançado em 1979 pelos Wings.
Confira a seleção escalada por McCartney. Nas guitarras: Denny Laine, Laurence Juber, David Gilmour, Hank Marvin e Pete Townshend. Nas baterias: Steve Holley, John Bonham e Kenney Jones. Nos baixos: John Paul Jones, Ronnie Lane e Bruce Thomas. Nos teclados: Gary Brooker, Linda McCartney e Tony Ashton. Nas percussões: Speedy Acqueye, Tony Carr, Ray Cooper e Morris Pert. Nos metais: Howie Casey, Tony Dorsey, Steve Howard e Thaddeus Richard. E Paul McCartney no piano, é claro! A canção "Rockestra Theme" ganhou o Grammy de melhor performance de rock instrumental em 1980. É uma pena que poucas pessoas conheçam esse trabalho super ousado. É uma verdadeira orquestra de roqueiros!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Discos ao vivo que eu adoro


Há poucas coisas tão prazerosas quanto ouvir um bom disco de rock ao vivo. Discos que não sejam cheios de truques de estúdio como esses disponíveis hoje em dia. Ao vivo de verdade!!! Segue uma lista com os meus 10 discos de rock ao vivo preferidos. A ordem pouco importa:

1- Deep Purple: Made In Japan
2- Led Zeppelin: How The West Was Won
3- Humble Pie: Performance Rockin' The Fillmore
4- UFO: Strangers In The Night
5- Kiss: Alive
6- AC/DC: If You Want Blood You've Got It
7- Peter Frampton: Comes Alive!
8- Iron Maiden: Live After Death
9- Queen: Live Killers
10- Uriah Heep: Live 1973

Ouça sem moderação!!!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Van Halen - Disco Novo Está Pronto!


Segundo o site Melodic Rock, o novo disco do Van Halen já está 100% pronto (gravado e mixado). Os empresários da banda buscam agora um acordo com alguma gravadora, estão dizendo que será um enorme acordo. Há um boato também de que Eddie Van Halen estaria insatisfeito com alguns vocais feitos por David Lee Roth e que gostaria que ele os regravasse. A esperança é que o disco seja lançado até o Natal de 2011. Apesar de uma turnê mundial não estar descartada, a prioridade da banda será mesmo fazer shows pelos Estados Unidos. Os fãs já não aguentam mais esperar!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Recomendação clássica - Force It do UFO


Force It é o quarto disco de estúdio da banda UFO, ele foi lançado em 1975 pela Chrysalis. Michael Schenker dá uma verdadeira aula de guitarra, com riffs matadores e solos incríveis. O disco apresenta verdadeiros clássicos do hard rock como Let It Roll, Shoot Shoot, Mother Mary e Love Lost Love. Eu gostaria de destacar também aqui o hard/blues This Kid's e a lindíssima balada High Flyer. A formação da banda nesse trabalho é a seguinte: Michael Schenker (guitarra), Phil Mogg (vocais), Andy Parker (bateria) e Pete Way (baixo). O UFO foi formado em 1969, é uma das bandas mais importantes da história do rock e influenciou a maioria das bandas de heavy metal.

domingo, 4 de setembro de 2011

Queen Live at Wembley - Nova Edição Super Luxo


Prepare o bolso!!! Será lançado um box comemorativo de 25 anos de Live At Wembley, do Queen. A banda deu um upgrade no DVD e o relança no próximo 5 de setembro, além de incluir a versão em CD no pacote. Agora, além do histórico show realizado em 12 de julho de 1986 no estádio inglês, a apresentação do dia 11 será disponibilizada na íntegra no disco bônus – a edição anterior trazia apenas alguns pedaços. Também está no registro um novo mini-documentário sobre a Magic Tour, última da carreira do grupo. O DVD ainda trará depoimentos de Brian May e Roger Taylor coletados esse ano. A banda exibirá em breve o material na íntegra em seu canal oficial no YouTube. Fique atento!

sábado, 3 de setembro de 2011

Jon Lord - Na Luta Contra o Câncer


Jon Lord, um dos fundadores da lendária banda britânica de hard rock Deep Purple, anunciou no dia 9 de Agosto em seu site oficial que está com câncer. O tecladista tem 70 anos. "Gostaria que meus amigos, seguidores e fãs soubessem que estou lutando contra o câncer e, por isso, farei uma parada em minha carreira enquanto faço o tratamento para buscar a cura", escreveu o músico, cuja última passagem pelo Brasil ocorreu em 2009, quando se apresentou com orquestra na Virada Cultural paulistana - ele deixou o Deep Purple em 2002. Jon Lord é um dos melhores tecladistas da história do rock. Seu último pronunciamento ocorreu essa semana quando disse ter recebido milhares de mensagens de apoio e que leu a maioria delas com lágrimas nos olhos. Vamos torcer pela sua total recuperação!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sandy Denny


Sandy Denny, cantora e compositora, nascida no dia 6 de Janeiro de 1947. Foi uma das maiores estrelas do folk inglês. Dona de um talento incrível, integrou a banda de folk music Fairport Convetion no final dos anos 60 ao lado de Richard Tompson, Dave Pegg, Simon Nicol, Dave Swarbrick e Trevor Lucas. Nos anos 70 participou do projeto Fotheringay, gravou com o Led Zeppelin a música "The Beattle Of Evermore" em 1971 e trabalhou em carreira solo lançando discos antológicos como The Nort Star Grassman And The Ravens e Like An Old Fashioned Waltz. Sandy Denny faleceu no dia 21 de Abril de 1978 após sofrer uma homorragia cerebral causada por uma queda na escada de sua casa. Vá atrás dos trabalhos dessa incrível artista, você não vai se arrepender!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Terry Reid - Você o conhece?


Você já ouviu falar em Terry Reid? Não??? Sem problemas, ele não é mesmo muito conhecido, especialmente aqui no Brasil. Terry Reid nasceu em 13 de novembro de 1949 e é um cantor e guitarrista inglês. Até aí não tem nada de anormal. O que você provavelmente não sabe é que ele foi convidado em 1968 para integrar a nova banda que Jimmy Page estava formando e não aceitou, sabe que banda era essa? Uma tal de Led Zeppelin. Foi ele que indicou Robert Plant para Page. Terry também foi cogitado para assumir os vocais do Deep Purple, tanto na saída de Rod Evans quanto na de Ian Gillan. Ouça os discos Bang, Bang You're Terry Reid (1968) e River (1973), eu recomendo!

Buddy Holly - Justa Homenagem


Buddy Holly, pioneiro do rock, terá sua estrela na calçada da fama em Hollywood a partir do dia 7 de Setembro de 2011. Holly morreu em 3 de Fevereiro de 1959 num desastre aéreo juntamente com Ritchie Valens e Big Bopper. Esse acidente inspirou Don McLean a compor o clássico "American Pie". Na inauguração em 7 de Setembro, que coincidirá com o 75º aniversário de nascimento do cantor, estarão presentes sua viúva, Maria Elena Holly e seus grandes amigos e companheiros de palco Phil e Don Everly (The Everly Brothers). Boddy Holly é um dos mais influentes artistas da história do rock, seus maiores sucessos são: That'll Be The Day, Peggy Sue, Oh Boy e Rave On.