quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Punk - O Começo do Fim do Mundo


O Começo do Fim do Mundo foi um grande festival punk organizado por Antônio Bivar no SESC Pompéia em São Paulo, nos dias 27 e 28 de novembro de 1982, o ano mais forte do movimento punk em São Paulo, proposto com o objetivo de firmar a união entre grupos e facções punks, da capital e do ABC paulista, que vinham envolvendo-se em conflitos cada vez mais violentos. O festival contou com exposição de material (discos, fanzines, filmes), shows de bandas e os próprios punks na organização e no público. No total, 20 bandas se apresentaram.

O festival foi gravado em tape-deck, do qual saiu um álbum em LP, que muitos anos mais tarde foi relançado em CD. A qualidade das gravações e principalmente das bandas é sofrível em alguns aspectos, mas há faixas que tornaram-se marcantes na história de alguns dos grupos, além de, pelo todo, ser um disco importantíssimo e histórico. A banda Ulster se recusou a sair na edição original do álbum, pois segundo eles, foram prejudicados na qualidade da gravação. Sua música, "Heresia", saiu no relançamento em CD como faixa bônus.

Há também gravações em vídeo, algumas aparecem no documentário Botinada: a Origem do Punk no Brasil de Gastão Moreira.

Algumas bandas que participaram do festival:

Cólera
Decadência Social
Desertores
Dose Brutal
Estado de Coma
Extermínio
Fogo Cruzado
Hino Mortal
Inocentes
Juízo Final
Lixomania
M-19
Negligentes
Neuróticos
Olho Seco
Passeatas
Psykóze
Ratos de Porão
Suburbanos
Ulster

Fonte: Wikipédia

Nota triste: Faleceu na última terça-feira (27/09) Redson Pozzi (vocalista, guitarrista e fundador da lendária banda Cólera).

Nenhum comentário:

Postar um comentário