terça-feira, 16 de agosto de 2011

Precursores do folk brasileiro???


Acabei de ler no site da Folha de S. Paulo uma matéria sobre a banda Vanguart. Estão dizendo que eles são os precursores do folk brasileiro.
Será que o jornalista responsável pelo texto já ouviu falar em Geraldo Azevedo, Renato Teixeira e Almir Sater?
A banda é boa e o mais importante, ela tem identidade própria! Mas esqueçam essa história de "precursor do folk"!
Raul Seixas já fazia folk rock no seu disco Krig Ha Bandolo em 1973 (ouçam: Cachorro Urubu).

6 comentários:

  1. hihihi..eles não sabiam que havia um "perseguidor" do Raul,rsrsrs. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nada contra a banda e sim contra o desserviço prestado pelo jornalista da Folha. Os mais jovens precisam aprender as coisas do jeito certo. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. tu podia aproveitar e explicar pra nós a diferença entre folk e country..muita burrice num saber disso de minha parte??

    ResponderExcluir
  4. Não é burrice não, Ale! Rsrsrsrsrsrs.
    Sabe por que não é? Porque há mais semelhenças nesses dois generos musicais do que diferenças!
    Ambos possuem temas mais voltados para o homem do campo, para a sabedoria popular e nasceram longe do circuito da alta cultura.
    O country começou a ganhar força e se popularizar na década de 40 (ouça: Hank Williams, Willie Nelson e Johnny Cash) e o folk começou a ganhar força nos festivais americanos no início dos anos 60 (ouça: Bob Dylan e Joan Baez). O folk inglês também é muito rico (ouça: Donovan, Roy Harper e Sandy Denny).
    O country geralmente apresenta em seus conjuntos músicos acompanhados de banjo, bandolim, rabeca e violão. Já no folk tradicional, é comum você ouvir os cantores apenas acompanhados pelo seu violão.
    Abração!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oba! Tô gostando desse blog...manda ver mais conhecimentos musicais, sempre é bom a gente saber!!! Continue!!! Fale um pouquinho do Raul, por exemplo! Brigadão!!!Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Raul foi um artista impar! Iniciou em Salvador - BA, ao lado de Serrão e dos Ralâmpagos do Rock, o movimento do rock no Brasil no final dos anos 50. Viva Raul!!!!

    ResponderExcluir