quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Luigi Tenco - Suicídio ou Assassinato?


A morte de Luigi Tenco, em 1967, foi provavelmente a maior perda da história da música popular italiana. Luigi nasceu em 21 de Março de 1938 em Cassine e era um menino prodígio. Aprendeu a ler e escrever aos três anos de idade. Durante os anos de escola, com alguns amigos, deu vida a vários grupos musicais, com um repertório composto principalmente de jazz e de alguns primeiros exemplos de rock and roll. Luigi começou tocando o clarinete, e depois passou ao sax. Seu primeiro grupo, de 1953, chamou-se Jerry Roll Morton Boys Jazz Band. Juntamente com Giorgio Calabrese e Gianfranco Reverberi, compõe Ciao Ti Dirò, provavelmente o primeiro rock italiano. A obra musical de Luigi Tenco se divide em três períodos, cada um correspondente à gravadora para a qual trabalhava no momento. O primeiro foi gravado com a Ricordi (1959-1963); o segundo com a Jolly (1964-1965) e o último com a RCA (1966-1967). Sua morte até hoje é um mistério. A versão oficial diz que Tenco teria se suicidado no quarto do hotel Savoy em Sanremo, no dia 27 de Janeiro de 1967, em protesto à desclassificação de sua música "Ciao Amore Ciao" no Festival de Sanremo daquele mesmo ano. No entanto, o fato do tiro ter sido disparado contra o lado esquerdo de sua cabeça e Luigi ser destro e também o fato da bala nunca ter sido encontrada, contribuem para que o mistério continue vivo até os dias de hoje. Em 2005, devido à pressão da imprensa, o caso foi reaberto. O corpo foi exumado, mas, em janeiro de 2009, os peritos mais uma vez confirmaram a tese do suicídio e o caso foi definitivamente arquivado. Porém, devido àquelas evidências que nunca puderam ser explicadas, muitos ainda hoje acreditam que Tenco, na verdade, foi morto por um motivo desconhecido. Luigi Tenco era chamado carinhosamente pelos amigos de "o gato".

3 comentários:

  1. Boa noite Fábio!

    Meu nome é Oswaldo.

    Tenho acompanhado matérias sobre a vida de Luigi, e sua colocação é um tanto curiosa.

    Acho interessante observar que a letra da música Ciao Amore Ciao se torna inusitada pelo fato de em alguns trechos prever ou descrever a tragédia que estava para acontecer.

    Criei o filme com a música e no final faço a análise dos versos que compõem a letra.

    Observe e deixe comentário. Está no meu blog:

    http://macasecadeiras.blogspot.com.br/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Um canto de raro talento. É um dos meus favoritos juntamente com Gianni Morandi e Nicola di Bari. Partiu muito cedo. Descanse em paz meu amigo.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não gosto muito da tese de assassinato. Talvez porque ela queira jogar parte da culpa em Dalida, e acho que ela já sofreu demais.

    ResponderExcluir